domingo, 14 de junho de 2015

Universidade, licenciatura, frustração e afins ... No fim vai valer a pena!

Tenho estado bastante ausente, eu sei. O motivo é o mesmo que hoje me leva a escrever : testes e exames. Estou na recta final do 3º ano da licenciatura. Depois desta é só mais um. E depois mais dois ...

Estudar não é para mim , confesso. Preguiça é , sem dúvida, o meu nome do meio. Não tenho paciência para ler dez vezes a mesma coisa escrita de dez maneiras diferentes. Não tenho paciência para ir a aulas de 2 e 3 horas em que o professor não é sequer capaz de falar alto , de se levantar , de se importar. Não tenho paciência para ler livros de 300 paginas em que só 100 interessam realmente.
Mas gosto realmente deste curso. Gosto do que aprendo e do que aplico. Gosto de pensar que um dia vou ser alguém na vida. Quero mesmo ser alguém! Ter um emprego de sonho para nunca trabalhar na vida! Quem corre por gosto não cansa e é isso que quero fazer. Faltam só mais uns anos! E depois tcharan!

O problema da universidade é que as nossas notas , o nosso desempenho, nem sempre depende só de nós! Muitas vezes depende também do professor. Do seu humor. Da sua paciência. E isso é frustrante. Isso derrota e faz cair. E é isso que a mim me fazia desistir quando só tinha é que insistir! Mas eu já aprendi! Depois da tempestade vem a bonança e se formos realmente bons naquilo que fazemos então ninguém pode nega-lo! Mas eu sei que consigo ir mais além, alcançar mais... mas a preguiça muitas vezes impede-me de o fazer ...

Não vou mentir, estou realmente farta desta licenciatura, desta universidade, de estudar, dos testes, do stress. Estou um bocado cansada por achar que algumas coisas são sobrevalorizadas e prejudicam os alunos. Mas não é só a universidade que é injusta. A vida também o é. E é aqui que posso lançar a minha! Afinal: Resistir é vencer!