quinta-feira, 25 de abril de 2013

A criançada de hoje em dia ...

A minha infância foi passada a brincar com bonecas, a jogar á bola. Foi passada na rua com os amigos, a saltar á corda, jogar ás escondidas e à macaca. Chegava a casa toda suja , cheia de arranhões. Ou então a chorar porque tentei andar de skate e rebolei estrada fora, ou porque levei com a bola, ... Todos eram meus amigos e não fazia grandes distinções entre eles. 
Ainda me lembro de algumas lenga-lengas da altura e de todas as maneiras possíveis e imaginárias de jogar ás escondidas e à apanhada. Sabia os nomes de todos os que brincavam comigo e não tinha problemas em ir falar com ninguém. Convivi a minha vida toda com cães e gatos e nunca lhes tive medo. Adorava jogar à bola mesmo ouvindo que era um jogo para rapaz!
Em miúda fazia rasteiras, pregava sustos e mentirinhas só para me poder rir um bocadinho. Fazia asneira, era castigada e estava me pouco importando.
Por isso fico abismada ao ver as crianças de hoje. Que não sabem o que é chegar a casa com os joelhos esfolados porque nem de casa saem por estarem tão agarrados à consola. Fico abismada por ver que fogem dos cães e gatos mais pequenos, têm medo de tudo e são super envergonhados. Fico abismada porque estas crianças, as de hoje, estão a ser educadas pela televisão, pela internet e por jogos de consola, já nem respeito pelos mais velhos têm. 
A bola é secundária, assim como os amigos reais. "Usam-se" nos intervalos da escola porque se levarem a consola é provável que fiquem sem ela e isso sim, seria o fim do mundo. Eu lá sabia o que era um telemóvel ou mensagens grátis ?! Não estava sequer interessada em saber, não precisava de um aparelho para me relacionar com ninguém! Hoje é quase impossível encontrar uma criança de 10 ou 11 anos que não tenha já tido um ou dois telemóveis.
Eu tive uma infância feliz, não querendo dizer que a infância "tecnológica" não o seja. Apenas me incomoda a ideia de que muitas crianças não vão conhecer o verdadeiro significado do companheirismo , não vão saber o que é ouvir o sermão da mãe porque as calças estão cheias de relva e não sai, não vão saber o que é gritar "goloooooooooooo" e falar nisso horas a fio.
Incomoda-me a ideia que muitas crianças dão mais valor aos jogos do que à família. E ainda mais me incomoda saber que a família não se importa. Que deixaram de educar, de incutir valores e de mostrar o certo e o errado a estas crianças. Perdeu-se o respeito pelos pais, pelos amigos, pelos professores. No geral, perdeu-se o respeito. As crianças que mal sabem falar já dizem "fuck you" e toda a gente acha piada. Gritam com os pais e chamam-lhes o que lhes vem à cabeça e a única coisa que recebem são consolas. Vejo gente da minha idade a tratar os pais como criados, a serem mal educados e a fazerem o que querem e bens lhes apetece e , o que mais me espanta, é que os pais lhes concedem tudo! E esse "vírus" está a alastrar-se, infelizmente. E vejo as crianças, cada vez mais pequenas com atitudes dessas.
E depois pergunto-me : a culpa é de quem ?!

Sem comentários: