quinta-feira, 23 de março de 2017

Quero ser fit, e agora? #7

“O meu carrinho de compras”

Olá meus queridos!
Esta semana venho falar-vos do meu carrinho das compras: aqueles produtos que considero essenciais e que tenho que ter sempre na minha prateleira e no meu frigorífico. Alguns alimentos já consumia antes de iniciar este novo estilo de vida, mas não os consumia com tanta regularidade, comia só assim de vez em quanto, para disfarçar os meus antigos maus hábitos.
Normalmente, vou às compras semanalmente ou então de duas em duas semanas, conforme as minhas necessidades e os meus gastos. Contudo, vou deixar vos algumas dicas sobre as minhas idas aos hipermercados. Gente, (quase) todos sofrem daquele mal que se chama “pouco dinheiro na carteira”, e como faço parte desse grupo, eu sou daquelas pessoas que corre os hipermercados todos atrás das promoções! Se for preciso corro um Lidl, um Pingo Doce, um Mini Preço, tudo no mesmo dia! Há que poupar! E não pensem que fazer uma alimentação saudável sai muito caro. Não! Não, se souberem comprar os produtos certos e há sempre óptimas promoções todas as semanas. É tudo uma questão de gestão: de orçamento e de tempo. Outra coisa importante a ter em conta antes de ir às compras: o que comprar e em que quantidades. Normalmente faço mais atenção quando vou comprar produtos frescos, como os legumes, frutas… Se ainda tiver o suficiente não os compro porque acabam sempre por se estragar mais depressa. Compro só quando estiver mesmo a acabar. Outra coisa: NUNCA ir às compras com fome! É a pior coisa que se pode fazer! Primeiro, porque acabámos por trazer mais quantidade do que aquela que é precisa! Segundo, E MAIS GRAVE, o risco de colocar no carrinho aqueles produtos gordos é muito maior! Portanto, comam sempre antes de ir às compras, a saúde e a carteira agradecem!

Habitualmente, o meu carrinho das compras tem:
  • Iogurtes: Iogurte Grego ligeiro natural (Lidl), Iogurtes corpos Danone 0% matéria gorda, Iogurtes Skyr (têm um alto teor de proteína e vende no Lidl mas como estão sempre esgotados é raro os comprar)
  • Queijo baixo em gordura (Lild), queijo fresco magro, queijo quark (Lidl), queijinhos de barrar light
  • Fiambre de frango ou perú, salsichas de aves ou de soja (mas é raro consumir), atum natural, feijão preto, feijão vermelho e branco, feijão frade e grão de bico
  • Pão integral, pão de sementes de sésamo e linhaça (Pingo Doce), pão de alfarroba, pão de beterraba
  • Granolas, sementes (linhaça, abóbora, girassol, sésamo…), frutos secos (normalmente compro um saco que vem uma mistura), cereais Weetabix (Pingo doce), flocos de aveia integral (considero os do Lidl os melhores e mais baratos), tostas de arroz sem sal
  • Chocolate preto com percentagem de cacau superior a 70% (o do Lidl é o melhor), cacau magro em pó (Continente), manteiga de amendoim, doce sem açucar
  • Bebida vegetal de soja ou de arroz (compro da marca Shoyce só quando encontro em promoção mas em termos de sabor é o melhor), claras de ovo (Celeiro)
  • Massas e arroz integral ou basmati, couscous, batata doce
  • Legumes e frutas: todos os possíveis e imaginários. Aqui não há limites. Compro também misturas de legumes congelados, que utilizo para saltear e frutas congeladas, como os frutos vermelhos
  • Carnes brancas e vermelhas: frango, peru, coelho, carne de vaca (sem gordura)
  • Peixe: gosto de quase todo o tipo mas consumo mais salmão, dourada, pescada e atum
  • Especiarias e ervas aromáticas, chás (verde e de cavalinhas, maioritariamente), gengibre


A lista não fica por aqui mas se descriminasse tudo não acabava nunca! É claro que, de vez em quando, caem no carrinho produtos gordos, mas são só para os dias em que posso! Sempre que vejo produtos novos e com bons valores nutricionais, gosto de experimentar. E, como já disse anteriormente, sejam cautelosos quanto à carteira e não tenham vergonha de correr atrás das promoções! Afinal, é na poupança que está o ganho!

Beijos, Catarina


Sem comentários: