terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Quero ser fit, e agora? #2

“Mas afinal o que é ser Fit?”

Ser e estar feliz! Amar: o corpo, aquilo que sou, aquilo que faço todos os dias. É assim que eu defino o ser Fitness! Na minha opinião, vai muito mais além do “viver para atingir o corpo perfeito”. Até porque, na verdade, isso não existe.
O corpo. Sim, foi a principal razão pelo qual decidi ser Fit. Detestava mesmo. E quando digo detestar, acreditem que não estou a exagerar. Não sabia fazer a coisa mais importante: amar o meu corpo. Bem, se não gosto do meu corpo, a minha alimentação vai ter que mudar. Mas a questão da alimentação não é a primeira coisa que deve ser alterada. A nossa mente, aquilo que pensamos, tem sim que ser a primeira coisa a sofrer uma mudança drástica. Temos que pôr na nossa cabeça que se queremos mudar alguma coisa que não gostamos, temos que ser nós próprios o principal agente de mudança. Acreditem que ninguém o pode fazer por nós. Comigo foi assim. Tive mesmo que me mentalizar que se o meu corpo estava assim a culpa era minha. 
Se não como de forma saudável nem a horas, não pratico exercício físico… Queria o quê? Um milagre e um corpo de sereia? 
Pois bem, primeiro tratei da minha mente, depois passei ao segundo passo: a alimentação. 
Confesso que no início foi muito doloroso. A alimentação sofreu uma mudança enorme e enquanto não me habituei foi difícil! As porções e os alimentos eram muito diferentes e parecia que estava sempre morta de fome. Mas, como tudo nesta vida, é só uma questão de hábito e de tempo. E, principalmente, de muita força de vontade.

Oh, refeições saudáveis são uma seca! Sei que a grande maioria de vocês tem essa opinião. Mas estão muito bem enganados! Hoje em dia, há uma grande variedade de alimentos que estão à nossa disposição em todas as superfícies comerciais e até na mercearia da esquina. 
Que horror, peixe cozido e legumes! Não, sopa? Nem pensar! Pão!! O quê? Não posso comer? Isso é impossível! CHOCOLATE!! Como é que vou viver sem comer chocolate!? Não dá! 
Já pensaram assim, aposto! Gente, ser Fit não é esta seca! Até porque nem eu conseguia viver sem o pão ou o chocolate! Escolho as opções saudáveis e como na mesma. E se fosse uma seca eu não conseguia andar com o meu plano para a frente. Ia desistir muito facilmente. Refeições onde os olhos são os primeiros a comer, refeições coloridas, com textura são truques para tornar tudo este processo muito mais fácil. É só usar a imaginação, portanto não sejam preguiçosos!



Adoro este estilo de vida e quem me conhece sabe disso. Tornou se um hábito ir ao ginásio todos os dias e não consigo dizer que não a desafios. Se não conseguir hoje, amanhã tento outra vez (ao domingo não, que também tenho direito a descansar e o corpo também precisa). A alimentação saudável tornou se um vício. Não digo vício com um significado negativo (até porque de vez em quando também como coisas "gordinhas") mas sim pelo lado positivo: procuro sempre tornar as minhas receitas bonitas, informar me sobre novos produtos e os benefícios para a saúde. Dá me mesmo prazer! Tenho um estilo de vida que me faz feliz! E isso deve ser o mais importante. Amar aquilo que se faz!

Comecei por causa do corpo. Agora continuo porque me faz feliz! 
Aprendi a gostar de mim, do meu corpo e descobri que tenho uma força de vontade enorme! Se me dissessem há uns tempos atrás que ia fazer o que faço hoje a nível de treino, acreditem que me ia rir na cara das pessoas. Pois bem, agora tornou se um vício. Não treino porque vivo obcecada em mudar o meu corpo. Treino porque gosto de aprender coisas novas e desafiar me todos os dias. Claro que isso provoca alterações no corpo (das boas e eu adoro!!) mas não considero que deva ser uma prioridade se o estivermos a fazer só porque a sociedade assim o exige.

Corpos Fitness são corpos felizes, onde nos sentimos bem! Onde amámos cada pedacinho do nosso corpo, do nosso estilo de vida. Não quero ser como a modelo tal ou a minha amiga X. Sou Fit por vontade própria, porque amo o meu corpo e quero atingir ainda mais metas. Porque é assim que me faz feliz e é assim que quero continuar. Como costumo dizer, sou Fit de corpo e alma!

Beijos, Catarina

Sem comentários: