terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Quero ser fit, e agora? Por Catarina Mendes

Traduzindo: Fitness não é aborrecido. Ou melhor, na minha versão, ser fit deixou de ser aborrecido.

Parece que agora ser fit está na moda. Anúncios publicitários, capas de revistas com corpos esbeltos, Fitness em letras gordas, bem grandes para todos verem. Ginásios cada vez mais lotados. “Raios, tenho que ser Fit!”. Uns aderem a esta moda simplesmente pelo facto de querer seguir esta tendência, outros porque pensam “bem, vamos lá experimentar isto e ver no que dá” e outros porque querem dar uma volta nas suas vidas, mudar os seus hábitos, serem mais saudáveis, terem um corpo são e mente sã. São estes os que pensam “eu sou capaz de mudar, apesar de não saber onde me vou meter.” Bem, eu encaixo-me neste grupo.

Não praticar exercício físico, não ter cuidados com a alimentação e uma verdadeira amante de comida (daquelas bem gordinhas). Pois bem, esta era eu! Tudo mudou, felizmente. Ganhei uma vida nova e descobri uma paixão que, ironicamente, é o exercício. Passar a ter cuidado com a alimentação, optando pelos ditos “alimentos do bem”, praticar exercício físico com muita regularidade, é agora uma realidade da qual não consigo abrir mão. Inicialmente, decidi mergulhar de cabeça neste “mundo” porque (e vou ser muito sincera) não gostava nada do que o espelho me mostrava. Mas eu sabia que a culpa disso era minha. E só eu é que podia reverter essa situação. Foi exactamente isso que eu fiz! Lutei com unhas e dentes e já mandei embora uns belos 26 quilos!


Ao longo do meu percurso, decidi criar uma página onde pudesse partilhar as minhas refeições diárias. Sim, eu sei que é outra coisa que está na moda mas no meu caso foi “Se outras pessoas me inspiraram a mudar, porque é que eu também não posso servir de inspiração para alguém? Pode ser só uma pessoa, já vale a pena.” E assim foi. Hoje em dia muitas pessoas agradecem porque também eu fui uma fonte de motivação para mudarem de vida e, digo vos, não há coisa melhor que isto! Saber que pude ajudar alguém é realmente gratificante!

Mas, e como devem ter reparado, o nome da minha página diz que ser fit não é aborrecido. “Mas então, para ser fit não temos que comer aquelas comidas sem graça nenhuma, sempre o mesmo e todas feias?” NÃO! E é sobre isso mesmo que a minha página trata! Porque se assim fosse, se tivesse que comer aquela comida sem graça todos os dias (pelo menos eu), não ia muito longe. Aliás, isso só desmotiva. Os nossos olhos são aqueles que vão comer primeiro. Portanto, se o prato for feio é óbvio que já não vamos querer tocar nele. Mas então e porque não comer bem e saudável, mas bonito? Sim é possível. Basta só usar a imaginação. Tento em todas as minhas refeições fazer pratos bonitos, coloridos, que dêem vontade de comer e, o mais importante, podemos comer sem culpa! Óptimo! Sim e já sei que estão a pensar “Bem, mas que trabalheira!”. Sim, dá um pouquinho de trabalho mas, como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa, e é das coisas que mais prazer me dá fazer. Vale a pena, acreditem! Até porque se fossem feios não havia alma que quisesse ser fit! E é isso que, maioritariamente, a minha página transmite: a comida saudável pode ser tão ou mais apetitosa que a comida tradicional (aquela boa e gordinha, mas que não nos faz tão bem e que eu deixo para o dia da cheat meal), que dá vontade de experimentar e acreditem, já consegui que algumas pessoas se rendessem. Vou deixar aqui umas fotos de alguns pratos que fazem parte da minha alimentação e vão ver que não vos minto! É cuidar de mim, sem sacrifícios! Querem melhor?

Inspirem-se, tirem ideias. Tenho a certeza que aos vossos olhos vou agradar de certeza! Não vos peço para mudarem o vosso estilo de vida se essa não for a vossa vontade. Vão lá espreitar a página, nem que seja só por curiosidade. E não se esqueçam, independentemente do vosso estilo de vida, sejam sempre felizes! Deve ser sempre a vossa máxima, amarem aquilo que são e aquilo que vêem.

Para verem como é tão fácil, partilho com vocês os ingredientes deste batido delicioso, que é um salva vidas quando o tempo é pouco para preparar pré treinos. Digam lá que não é uma graça!



Batido proteico de banana e amoras
200 ml de bebida de soja 0% açúcares adicionados
2 colheres de sopa de aveia
meia banana
1 scoop de whey protein
canela
amoras
sementes de linhaça

Bem, sendo esta a minha primeira rubrica, acho que não me saí assim tão mal! :pp Mas fiquem cientes que tudo o que aqui escrever é meramente a minha opinião, não sou profissional da área. Apenas uma maneira de ver a coisa, a MINHA maneira! Que certamente é diferente de muitos outros, e querem saber? Ainda bem! Porque nunca gostei que os outros fossem iguais a mim! ;)

Beijos,Catarina


Sem comentários: