segunda-feira, 9 de março de 2015

Dez dicas de maquilhagem

Encontrei num site algumas dicas de maquilhagem para o trabalho. Como achei bastante interessante resolvi partilhar aqui no blog. No entanto, penso que algumas destas dicas se aplicam também ao dia-a-dia e não apenas no ambiente profissional.
São apenas algumas sugestões que encontrei, às quais resolvi juntar algumas das minhas ideias.
Aqui fica o link!
Espero que vos seja útil !

"1. Excesso de maquilhagem
Evite ficar com um ar muito carregado, usando tons escuros nos olhos e nos lábios, assim como muita base, blush ou pó bronzeador. Quanto mais fluída for a base, mais natural é o resultado final. As sombras brilhantes e o gloss com cor para os lábios também não são adequados para o contexto profissional."
Tenham especial atenção à cor do blush , ninguém merece parecer um tomate durante todo o dia ! hehe

"2. Escolher o tom da base errado
Muitas mulheres querem ficar com uma pele mais bronzeada e usam uma base mais escura, do que o seu tom de pele, ficando a notar-se a diferença de cor do rosto para o pescoço, o que resulta num efeito artificial."
O tom da base deve ser sempre o mais aproximado possível da vossa cor, portanto nunca experimentem a base na mão. Basta colocarem a mão junto à cara para perceber a diferença de cor. A base ideal é aquela cuja diferença de cor é mínima e mal se nota entre o pescoço e a cara. E não se esqueçam de esbater bem a base na zona do maxilar para que não fique marcado!
"3. Confundir o iluminador com o corretor
Quando pretende disfarçar as olheiras, o corretor é o produto mais indicado. Enquanto que o iluminador serve para dar um toque de luz ou volume ao rosto, o corretor uniformiza a tez da pele, corrige olheiras e disfarça certas imperfeições, como manchas, marcas ou borbulhas."
"4. Maquilhar muito os olhos, sem uniformizar o tom de pele
Esta é uma das situações mais habituais. Contudo, antes de maquilhar os olhos deve uniformizar o tom de pele, aplicando a base ou um creme com cor, o corrector e o pó solto ou compacto, sobretudo se tiver uma pele com imperfeições."
Os olhos devem ser sempre a ultima parte da cara a maquilhar. Espalhem bem a base e o pó por toda a cara , olhos incluídos. Mas tenham cuidado para não deixar restos de base e pó nas sobrancelhas. Após aplicarem as sombras/eyeliner aplicam o rimel. 
"5. Aplicar pó bronzeado no rosto todo
Se não tem a pele bronzeada, então não aplique o pó bronzeador em todo o rosto. Tal como a base mais escura, vai notar-se a diferença da face para o pescoço e em relação às mãos. O tom do pó bronzeador deve ser no máximo dois tons acima da sua pele (pele clara ou morena clara e pele morena a negra). Imagine um W no seu rosto, partindo das têmporas (região ao lado dos olhos), passando pelas maçãs do rosto, do nariz e do queixo."
Bem , aqui sou culpada :P aplico sempre mais nas maças do rosto e nariz , mas o meu pó é tão clarinho que passo sempre um bocadinho, e é mesmo só um bocadinho!, na testa e pescoço !
"6. Sobrancelhas desalinhadas e sem forma
As sobrancelhas são importantes para dar uma maior expressividade ao rosto. Por isso, devem estar arranjadas e respeitar o formato do rosto. Sobretudo, não queira ostentar uma mono-sobrancelha no trabalho, tal como a Frida Kahlo."
E quando não sabem como tirar o excesso, não tirem! Vão a uma esteticista que saiba o que faz!
"7. Lápis de olhos apenas na parte inferior
Não aplique apenas o lápis na zona inferior do olho, pois em vez de levantar o olhar vai realçar ainda mais as olheiras e ficar com um olhar descaído. É preferível fazer um risco na parte superior do olho, junto às pestanas, e depois se quiser complementar faça-o também na parte inferior. Para ficar com um look mais natural e neutro, em vez do preto, experimente usar um lápis castanho, em olhos castanhos e verdes, e um lápis cinzento, em olhos azuis."
"8. Pestanas coladas
Muitas vezes para engrossar as pestanas finas e claras é necessário aplicar mais do que uma camada de máscara. Porém, tenha atenção para não ficar com as pestanas coladas, ao estilo dos anos 60. Um bom truque para conseguir umas pestanas maiores é utilizar um revirador de pestanas, antes do rímel. Depois comece a aplicação nas pestanas superiores, aplicando-a desde a raiz e fazendo um movimento ziguezague até às pontas. Este truque ajuda a dar volume e a separar mais as pestanas. Faça o mesmo nas pestanas inferiores, mas neste caso de cima para baixo, e também desde a raiz. Para evitar que estas fiquem coladas, passe um pente de sobrancelhas, depois de aplicar o rímel, para tirar o excesso e separar as pestanas."
Confesso que ,pelo rimel nas pestanas inferiores ,não morro de amores, mas há quem goste! Tenham sempre cuidado ao aplicar o rímel. As vezes mais vale limpar e começar de novo...O revirador resulta mesmo e pode ser encontrado em qualquer loja de cosméticos (Claire's ou Sephora) ou mesmo nas lojas dos chineses.
"9. Lápis de lábios mais escuro do que o batom e fora do contorno
Para delinear o contorno dos lábios, use sempre um lápis da mesma cor do batom e nunca mais escuro, de modo a não ficar com o risco visível. Evite usar o lápis de lábios fora do seu contorno para aumentar a boca, pois se não for bem feito vai notar-se. Neste caso, prefira usar batons que aumentem o volume dos lábios ou tons mais coloridos e cremosos. Mas evite lábios com cores muito vivas e muito brilho, em ambientes profissionais mais formais ou se estiver em contacto com o público."
Não há coisa mais parola e vulgar (na minha opinião, obviamente) do que ver uma rapariga com os lábios delineados com um lápis mais escuro que o batom, é simplesmente horrível e devia haver uma lei qualquer para isso. Se o querem fazer usem um lápis da cor do batom, mais escuro vai-se notar ( e muito!).
"10. Dormir com a maquilhagem
Mesmo que chegue exausta no final do dia deve remover a maquilhagem, antes de ir dormir. Ao longo do dia, a pele transpira, acumula impurezas, óleo e poluição, pelo que é necessário limpar a cara para não asfixiar a pele. Esta rotina evita problemas como o acne ou outras infecções, assim como os poros abertos e os pontos negros. Se usar produtos à prova de água ou de longa duração, utilize um desmaquilhante específico para os olhos e os lábios, de forma a remover com suavidade todos os resíduos."
Nem todos os desmaquilhantes de cara devem ser utilizados nos olhos , uma vez que são bastante mais sensíveis do que o resto da cara. Certifiquem-se que usam um produto que seja adequado. Para retirar o rímel, segurem o algodão com o desmaquilhante durante alguns segundos por cima das pestanas e retirem movendo o algodão para baixo, vão ver como sai muito mais rapidamente!