sexta-feira, 4 de abril de 2014

Londres Londres Londres

Ai ainda suspiro só de me lembrar daquelas ruas, daqueles ares, daquelas pessoas com um sotaque extremamente acentuado e quase imperceptível. Londres sempre foi uma das minhas cidades de eleição, sempre quis visitar e conhecer toda a história e harmonia de Londres. É uma cidade fantástica. Correspondeu, em tudo, às minhas expectativas. As pessoas, ao contrário da ideia que eu tinha, são bastante simpáticas e prestáveis. Além de terem muito estilo. Os lugares, as ruas, estão bem cuidados e todos zelam pelo interesse comum. É uma cidade linda, quer de dia quer de noite. Perdemo-nos no Museu Britânico, para vermos tudo fomos em dois dias diferentes. No 1º, ficamos lá cerca de 4h30 , no segundo dia ficamos cerca de 2h30. Devo dizer que, apesar do cansaço de andar por la (sim, porque aquilo é enorme!) valeu bem a pena. Tem tanta mas tanta historia que é quase um crime ir a Londres e não passar por lá! Já o Museu de História Natural deixou um pouco a desejar. Demoramos quase 1h para entrar, ja dentro do museu havia uma fila de quase 2h para ver a parte dos dinossauros. Desistimos, como é óbvio. Vimos fósseis, meteoritos, animais embalsamados , animais extintos, etc. Vale a pena lá ir sim, mas esperava um bocadinho mais. O Madame Tussauds é mais fogo de vista que outra coisa. É giro sim, mas não vale os quase 40euros de entrada. Aquilo são salas com famosos em cera. No entanto, tem uma experiência em 4D que achei mesmo engraçada: numa espécie de anfiteatro vemos um filme em que os super-heróis vão salvar Londres. Quando o Hulk anda , sentimos a sala a tremer; quando o X-Men põe as garras de fora, sentimos uma coisa nas costas; quando o Spider Man lança a sua teia, sentimos um jacto de ar no pescoço. Achei a experiência mesmo engraçada! O London Eye (roda gigante) vale tanto a pena! Preferimos ir no fim da tarde, para que apanhássemos o dia e a noite. Aquilo dura cerca de 30 minutos e pudemos ver toda a cidade com todas as suas luzes nocturnas. Simplesmente fantástico, digno de filme! O M&M's World , o mundo dos M&M's , os chocolates, é absolutamente delicioso. Só de entrar dá fome (gula, vá ... ). Tem um cheiro apetitoso. Pena é que é tudo caro! Para sair à noite ou ir até um bar, o Soho é o local ideal. Tem imenso bares e fica em China Town. É muito interessante passear por lá porque parece um local completamente à parte. No entanto, tenham em atenção que uma cerveja lá custa quase 5euros... Descobrimos uma feira, com alguns quilómetros, cheia de antiguidades e tendinhas desde comida a bugigangas. Encontramos imenso portugueses lá, em Portobello! O Buckingham Palace não passa de uma grande casa senhorial e a troca de guardas não tem nada de extraordinário. São só uns homenzinhos montados nuns lindos cavalos brancos, a tocar uma corneta e a dar a volta. Apanhamos a troca de guarda por acaso e não ficamos espantados. Já os jardins do palácio são lindíssimos! Uma coisa que adorei em Londres e que tenho mesmo pena que não haja cá em Portugal, foram os Royal Parks. São 9 zonas verdes enormes mesmo no centro da cidade. Tem lagos, cafés, patos, esquilos(que vêem ter com as pessoas para comer!),... Acho fantástico , vimos imensa gente a passear e a fazer exercicio. Cá os passeios são nos centros comerciais! Outra coisa muito eficiente são os transportes públicos. Há um metro a cada 3-5 minutos e um autocarro a cada 3-10 minutos. Há transportes para todo o lado e a toda a hora. Andar de metro é muito fácil. Compramos o travelcard para 7 dias e tivemos acesso ao metro, autocarros e comboio durante 7 dias , para andar as vezes que quiséssemos, desde que dentro da zona para a qual compramos o cartão ( no nosso caso, para a zona 2 ). A alimentação é um bocado mais cara do que aquilo que estávamos à espera. Isto porque, se pensarmos, uma libra é um euro e vinte (mais ao menos), portanto mesmo que o Mc Donalds custe 6libras, como custa cá 6euros, fica sempre por cerca de 8euros. A verdade é que não fosse a diferença da moeda e tínhamos poupado um bom dinheirinho. Um das coisas que mais confusão me fez foi o facto de o que os ingleses conduzem do lado direito da estrada. Eu adorava ir a frente nos autocarros de 2 andares (a maioria deles é de 2 andares) e sempre que havia uma rotunda parecia que íamos contra os outros carros ! Mas como não conduzi por lá, não foi problema. Apesar de ser uma cidade muito fria, tivemos muita sorte pois apanhamos sol todos os dias. Num deles ainda chuviscou mas passou logo. Ainda assim, o frio é muito e o vento não ajuda. Mas vale bem a pena! Saímos daqui com um itinerário feito para cada um dos 5 dias em que fomos. A verdade é que não o cumprimos á risca, é tudo mais perto do que o que parece. Ainda assim, visitamos tudo o que tínhamos planeado e mais ainda! Aconselho vivamente uma ida a Londres a qualquer pessoa. É uma cidade fascinante e cheia de historia! Voltava hoje, sem pensar !