terça-feira, 18 de abril de 2017

Quero ser fit, e agora? #9

“Bolo de maçã e frutos secos”

Olá meus queridos!

Vai um bolinho? Às vezes apetece tanto, não é verdade? E porque não? Desde que seja saudável, pode tudo! Mas sempre com moderação! Não é lá por ser mais saudável que vamos comer um bolo inteiro de uma vez! Não se esqueçam que tudo que é em exagero faz mal e o mesmo acontece com estes tipo de alimentos (é claro que estes bolos nada têm a ver com aqueles bolos que vemos nas belas montras das pastelarias e que ficámos a babar sempre que olhámos para eles. Esses, só em dias especiais).
Como já vos disse imensas vezes, sou um bocado para o gulosa e custa-me abdicar de um bolo ou um doce de vez em quando. Estas versões Fit são as minhas opções e garanto-vos que são absolutamente deliciosos! Também já partilhei com vocês em rubricas anteriores as receitas de bolinhos no micro-ondas. Também são deliciosos, procurem aí! Mas hoje trago-vos um bolo maior, que podem dividir em porções para as vossas refeições ou então partilharem com a família e os amigos. Fiz este bolo a algum tempo e ficou uma maravilha! Super saboroso e húmido! E pessoalmente gosto mais de o comer fresquinho! Tão bom! É uma ótima opção para comerem ao pequeno almoço ou então para snacks. Para aqueles que não conseguem mesmo abdicar da sobremesa têm aqui uma opção mais saudável.
Comer sem culpa!! Quem é que não gosta? Eu ainda não vos disse mas este bolo não leva açúcar, nem farinhas brancas! Querem melhor?

Precisam de:
  • 1 ovo
  • 120 gr de Farinha de Aveia (eu faço a minha própria farinha. Apenas trituro flocos de aveia no processador. Fácil)
  • 40 gr de farinha de linhaça dourada (o mesmo método da aveia) 
  • 1 banana esmagada, aquecida
  • canela a gosto 
  • 2 colheres de sopa de coco ralado
  • 1 colher de chá de fermento
  • puré de maçã (usei uma maçã cozida) 
  • 150 ml de bebida de soja com 0% açúcares adicionados 
  • 150 ml de claras batidas em castelo


O modo de preparação é muito fácil: basta misturar todos os ingredientes, à exceção das claras, que são envolvidas no fim. Forrei uma forma de bolo inglês com papel vegetal e deitei a massa, assim não acrescentei qualquer gordura. Por fim, piquei algumas avelãs, nozes e amêndoas, espalhei no topo e cobri com fatias de maçã. 
Vai ao forno, pré aquecido a 180°C durante aproximadamente 60 min. 
Quando saiu do forno, deitei uma colher de chá de mel e coco ralado para decoração.
Não é daqueles bolos que ficam secos por dentro. Fica húmido e é uma verdadeira delícia! Experimentem!


Beijos, Catarina