quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Quero ser fit, e agora? #3

As Papas de Aveia

Ao longo das próximas rubricas vou falar vos das minhas refeições preferidas (o que vai ser difícil porque tenho tantas ahahah). Vamos começar pelo pequeno almoço. Sendo a primeira refeição do dia é aquela onde devemos ingerir mais calorias. Devemos optar por alimentos que façam bem ao nosso corpo, com bons valores nutricionais, ricos em fibras de preferência, que nos deixem saciados até à próxima refeição (mas atenção, quando falo em calorias não é para se porem a comer bolos e mil torradas com manteiga! Falo sim de calorias, cujos alimentos nos forneçam a energia necessária para começarmos a enfrentar o dia).
Por norma, e quem me segue no Instagram ou na minha página sabe que um doa meus pequenos almoços de eleição são as papas de aveia. A aveia é rica em fibras solúveis e insolúveis e em minerais como o fósforo, magnésio, cobre, entre outros. A aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, os carbohidratos que se encontram neste cereal são absorvidos lentamente o que evita picos de glicemia. E é por esta razão que a aveia é um bom aliado para quem pratica exercício físico.

No mercado há imensos tipos de aveia: em flocos finos ou grossos, em farinha, instantânea, e com muitos sabores. As que normalmente uso são a aveia em flocos finos, a farinha de aveia e a aveia instantânea. É um cereal muito versátil. Dá para mil e uma coisas e adapta-se muito bem a qualquer tipo de receita. É mesmo um dos meus produtos de eleição no que toca ao pequeno almoço. Deixo vos, então, as receitas de algumas das papas de aveia que costumo fazer para começar o meu dia. Deliciem-se!
(em todas as receitas o modo de confeção das papas é igual. Assim sendo, vou só referir como se faz na primeira receita)

Papas de aveia com kiwi, banana, amoras e chocolate



  • ·         30 gramas de flocos de aveia finos
  • ·         200 ml de bebida de soja (podem usar outra bebida vegetal, leite magro ou água)
  • ·         50 ml de claras de ovo
  • ·         Canela a gosto
  • ·         Kiwi, banana, amoras
  • ·         Chocolate preto sem açúcar ( com mais de 70% de cacau)

Num tacho, juntar a aveia, a bebida de soja e a canela. Mexer, em lume brando, até ficarem mais espessas, com aspeto de papa. Quando estiverem satisfeitos com a consistência, adicionam as claras de ovo e é só mexer mais um minuto. Depois é só colocarem num prato e fazerem a vossa decoração com as frutas e o chocolate.


Papas de aveia instantânea de chocolate e manteiga de amendoim crocante




  • ·         30 gramas de aveia instantânea de chocolate (eu uso da My Protein)
  • ·         200 ml de bebida de soja
  • ·         50 ml de claras
  • ·         Toppings: granola, pêra e manteiga de amendoim crocante (também da My Protein)


O processo de confeção é sempre igual!

Agora que já têm a base de como fazer as papas, deixo vos algumas fotos para se inspirarem ao fazerem as vossas. Como viram, o processo é sempre igual. O que muda é a decoração: optem por frutas, frutos secos, chocolate, granolas, sementes… Mas nada de exageros.


Papas de aveia com banana, manteiga de amendoim e canela






Sem comentários: