quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Dicas para o regresso ao trabalho!

O verão chegou ao fim e , com ele, as férias também terminam. É hora de regressar ao trabalho! Depois dos looks descontraidos e confortáveis das ferias, deixo aqui algumas dicas para que nada falhe no regresso ao trabalho!

Cada um de nós tem o seu estilo pessoal. Prefere determinada roupa, determinada cor, determinado estilo de sapatos. Mas nem sempre é possivel usar aquilo que mais gostamos no nosso local de trabalho. A roupa mais adequada para o efeito vai sempre depender do exigido pela propria empresa. Há empresas que exigem  “fato e gravata”, enquanto outras não põe qualquer tipo de restrição ou exigência no visual dos seus funcionários. No entanto, um look profissional não pode faltar.

Antes de falar no look em si , convém referir a importância em manter sempre um aspecto limpo : unhas arranjadas, cabelo bem penteado, roupa engomada, sapatos limpos e pele cuidada. Valem tanto para homens como para mulher. Descurando qualquer um destes aspectos até podem ter o melhor outfit da empresa que não vão ter um aspecto profissional ou limpo. Um aspecto fisico cuidado interfere (e muito) na forma como as outras pessoas nos vêem. E não, não me refiro a pessoas magras ou gordas, mas a pessoas com bom “aspecto” , limpas e cheirosas. Um pessoa mal cuidada é imediatamente interpretada como desleixada, descuidada e preguiçosa.
Esta é , para mim, a principal regra.

Relativamente á roupa em si, depende do nivel de profissionalismo da empresa em questão. Há empresas que exigem "fato e gravata". Ainda assim podem sempre tentar dar um toque mais pessoal, ainda que fiquem um pouco restringidos. Podem sempre usar um blazer e uma calça ou saia de cor diferente , para criar contraste e não dar um aspecto tão rigido. Podem sempre optar por um sapato com padrão (normalmente as empresas que exigem este tipo de vestuário não são muito amigas de sandálias ou cunhas). Ainda assim, há um aspecto essencial que deve ser respeitado, sob risco de se fazer figuras ridiculas ou mesmo ser repreendido: as cores!

No ambiente de trabalho convém optar sempre por cores mais neutras. Isto aplica-se a qualquer empresa, tenha ou não exigências, e serve tanto para os senhores como para as senhoras. As cores mais neutras dão um ar bem mais profissional , enquanto que as cores garridas sobressaem em demasiada. Com isto não quero dizer que não possam optar por um top vermelho, por exemplo, digo apenas para completar o conjunto com outras cores mais neutras, como o preto, para manter o aspecto profissional. Usar cor sim, mas Q.b.!

Quanto a decotes: são bonitos sim, mas depende do decote! No ambiente de trabalho ninguem quer que as atenções sejam desviadas do que é fulcral, se é que me faço entender! Os decotes profundos estão fora do vestuário adequado para o trabalho! Optem sempre por um decote redondo, ou mesmo em bico, mas que não seja tão centrado no peito.
Quanto ás saias e vestidos, o seu comprimento pode ajudar ou prejudicar muito o look. O ideal será guiar-se pelo joelho : ligeiramente acima, centrado ou a baixo. Nunca a meio da coxa ou mini-saia. As saias a meio da canela voltaram em grande , e são uma possível aposta, assim como as saias lápis, que são intemporais e extremamente versáteis.




Quanto aos homens, umas calças de sarja ficam melhor do que umas calças de ganga. Isto, claro está, quando não seja exigido o "fato e gravata". A calça de sarja é bastante versátil e combina com qualquer coisa. Além disso tem um ar bem mais profissional. 
A camisa também deve estar sempre presente. O pólo e a tshirt são bastante mais descontraídos e informais, o que torna o look menos profissional. Não tem necessariamente que ser um camisa lisa, branca. Facilmente se encontra camisas com padrões e de diferentes cores. Completando-se o look com tons mais neutros.




O blazer é considerado, por muitos, uma das peças fundamentais de um look mais formal. A verdade é que combina com saias, vestidos e calças e , com o corte certo, ajusta qualquer look!

Quanto aos acessórios, um relógio é sempre útil e ajuda a completar qualquer look. Já as senhoras , uns brincos ou um colar mais simples (ou mais arrojado quando todo o look for simples) são o toque perfeito para qualquer ocasião.
No que concerne à maquilhagem, nada de exageros, de batons fortes ou sombras demasiado escuras.
O ideal é sempre uma pele limpa, cuidada e um rosto claro, sóbrio e simples.